Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo aponta queda na prevalência do uso de tabaco em estudantes brasileiros

Notícias

Artigo aponta queda na prevalência do uso de tabaco em estudantes brasileiros

Estudo atribui resultado às bem-sucedidas políticas públicas antitabaco

Por Senad

A revista eletrônica Saúde Pública divulgou artigo realizado em 2015 acerca do uso de álcool e tabaco por estudantes brasileiros em duas décadas.

De autoria de Zila Sanchez et al., o trabalho intitulado “Tendência no uso de álcool e tabaco em estudantes brasileiros: 1989-2010” apresenta uma análise que engloba estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro do ensino médio, matriculados em escolas públicas nas dez maiores capitais do Brasil.

Mais de 100 mil estudantes englobaram a amostra – que utilizou como instrumento de coleta questionário de autopreenchimento da Organização Mundial da Saúde. Como resultado, o estudo aponta variação do uso de álcool e tabaco no período destacado e nas capitais incluídas. Houve também diminuição significativa do uso de tabaco em oito capitais.

Em relação ao álcool, o artigo aponta maior prevalência de uso de álcool foi observada na região Sudeste, em 1993; e a menor em Belém (30,6%). A maior prevalência de uso do tabaco no último ano foi na região Sul, em 1997 (28,0% em Curitiba) e a menor na região Sudeste, em 2010 (7,8% em São Paulo).

Para ter acesso completo ao artigo e obter informações sobre metodologia, resultado e conclusões, clique aqui